Quais os principais tipos de perfil profissional?

0
126
5/5 - (2 votes)

Quais os principais tipos de perfil profissional?

Vai contratar novas pessoas para o seu escritório e precisa de ajuda? Acompanhe conosco os principais tipos de perfis profissionais e veja o que melhor se encaixa em sua empresa!

 

Antes de contratar alguém para o trabalho, o setor de recursos humanos deve analisar o perfil pessoal e profissional de cada candidato. Em um escritório, diferentes habilidades são necessárias, e, muitas vezes, até mais do que a formação acadêmica.

 

Diante disso, s√£o feitos testes de habilidades pessoais em que o candidato deve responder, com honestidade, como age √† frente de diversas situa√ß√Ķes. Neles, √© avaliado se a pessoa tem facilidade em trabalhar em equipe, como e se avalia riscos, se toma iniciativa nos momentos certos e muito mais.

 

No texto a seguir, separamos alguns tipos de perfil profissional. Embora nem todos possam ser aproveitados na empresa, é bom saber como lidar com cada um deles. Vamos lá?

Comunicador

Um dos mais procurados pelas empresas, esse perfil profissional é articulado, usa bem as palavras e sabe trabalhar em equipe muito bem. Promove um maior engajamento e ajuda a desenvolver a comunicação interna.

 

Perfeito para apresenta√ß√Ķes direcionadas a clientes e fornecedores, bem como nas rela√ß√Ķes interpessoais, tem tamb√©m seus defeitos. Por ser muito otimista, n√£o √© a pessoa mais indicada para analisar um planejamento ou ter vis√£o anal√≠tica, pois s√≥ considera o lado bom dos neg√≥cios.

Planejador

Com uma visão analítica, o planejador consegue mensurar prazos e avaliar os recursos disponíveis. Por causa disso, esse é outro perfil profissional que não pode faltar em uma empresa.

 

Ele √© mais voltado ao trabalho a longo prazo e, no ambiente de escrit√≥rio, pode ter uma postura mais r√≠gida e conservadora. No entanto, ele n√£o √© muito bom para lidar com imprevistos ou inova√ß√Ķes sem planejamento pr√©vio.

Executor

√Č o famoso ‚Äúpau para toda obra‚ÄĚ. O executor √© o tipo de profissional que coloca a m√£o na massa, encara todos os desafios e sempre tem trabalho a fazer. Ele sempre faz de tudo para o planejamento sair do papel, independentemente dos problemas que surgirem no caminho.

 

Cheio de autoconfiança, pode se tornar arrogante e autoritário. Por isso, o escritório deve tomar cuidado para esse profissional não se tornar muito competitivo e atrapalhar o serviço dos demais.

Analista

Bem detalhista, esse perfil profissional é perfeito para acompanhar os processos e sugerir novas melhorias para o escritório e a empresa no geral. Costuma ser organizado e acompanha bem as tarefas rotineiras, bem como qual colaborador executa qual função.

 

Pessoas desse perfil podem apresentar uma visão estratégica bem forte, mas também podem se estressar com a irresponsabilidade de colegas e a pressão no ambiente de escritório. Muitas vezes, o perfil analista dá certo na distribuição e no controle de entregas das tarefas dos demais colaboradores.

Empreendedor

Tem sempre mil e uma ideias a todo tempo e não mede esforços para vê-las em execução. Não gosta muito quando seus projetos não são aceitos, por isso, gosta de liberdade para colocá-los em prática.

 

Por isso, pessoas de tal perfil não são muito afeitas a receberem ordens no escritório. Valorizam muito a sua independência e autonomia, portanto gostam de fazer as coisas do seu jeito, independentemente do restante dos colaboradores.

Colaborador

Dono de um talento nato sempre ajuda a todos que precisam. Não precisa de ninguém pedir, ele, tendo tempo livre, sempre está disposto e a postos para auxiliar todas as pessoas de todos os setores do escritório.

 

Todavia, ele precisa ter cuidado para não acumular muito trabalho. Além disso, as suas próprias responsabilidades podem ser prejudicadas se ele não souber organizar suas tarefas e tempo para ajudar a todos.

Procrastinador

Todos nós temos alguns momentos de procrastinação, mas quando isso se torna algo constante, pode ser um grande problema na empresa.

 

O procrastinador deixa tudo para a √ļltima hora e sempre se esquece das suas responsabilidades. Costuma entregar o que foi pedido, mas com muito atraso e necessita de vigil√Ęncia constante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here